Durante os preparativos de uma viagem, a gente pensa em tudo: quais pontos turísticos serão visitados, o que levar na mala, câmera fotográfica, visto, dinheiro, passagens aéreas. No entanto, um detalhe sempre passa despercebido: acidentes acontecem e, quando longe de casa, são ainda piores. Por isso, o seguro de viagem é tão importante. Veja porque contar com esta garantia e saiba como funciona o processo.
O seguro de viagem oferece cobertura para possíveis imprevistos que podem acabar com as férias de qualquer um. A maioria dos planos inclui auxílio médico e odontológico, ajuda jurídica e financeira, repatriação em caso de morte e assistência em caso de bagagens extraviadas pela companhia aérea, entre outros benefícios.
Além disso, qualquer situação pode ficar ainda mais grave em território estrangeiro. Entre os complicadores, destaque para:
- dificuldade de se comunicar, ainda mais em países onde o inglês não é a língua oficial ou não é comum entre a população local, o que acontece em países pequenos e do oriente, por exemplo;
- falta de serviços públicos para saúde. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, não há saúde pública, isto é, atendimentos hospitalares, seja de emergência ou urgência e mesmo sem gravidade, são cobrados e geralmente custam caro;
- não conhecer as leis ou se deparar com uma legislação completamente diferente do Brasil. Cada nação tem seu sistema legislativo e o simples ato de dirigir é totalmente diferente e pode causar transtornos. Além disso, saber como agir em caso de roubos ou furtos é importante e melhor ainda é ter com quem contar, caso esse tipo de coisa aconteça.