Dica de roteiro:
São cinco as regiões ou cidades que mais conquistam os turistas que partem em viagem para o Peru, segundo Fabiana. Cada uma delas possui atrações e climas diferentes, o que faz do país uma opção de lazer para diversos tipos de turistas. Desde os mochileiros até famílias com crianças, há programas para todos os gostos.
A região de Cusco, que engloba o Vale Sagrado e Macchu Picchu é uma das mais ecléticas, conforme explica a agente.
Desde os mochileiros até viajantes com gostos mais luxuosos se sentem agradados pelas trilhas, o clima e a estrutura oferecida, que possui trens e ônibus, além de guias locais especializados e que devem ser pagos, assim como a entrada no parque.
A capital, Lima, também entra no roteiro de viagem para o Peru feito por Fabiana. Com sítios arqueológicos, museus, praças e bairros com arquitetura antiga restaurada, a cidade vale a visita.
O mesmo vale para Arequipa, cidade localizada aos pés de três vulcões e que foi tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
A cidade de Puno, conhecida como capital folclórica do país, fica às margens do lago Titicaca, considerado por Fabiana uma riqueza ainda pouco explorada pelos brasileiros.
Já a região da costa peruana, onde ficam as ilhas e as cataratas, pode ser opção para quem quer curtir a natureza e levar a família em uma viagem para o Peru.
A gastronomia peruana é o xodó da população local. Fabiana diz que o povo tem muito orgulho de seus pratos típicos e que vale a pena aproveitar-se disso ao fazer uma viagem para o Peru.
Pratos como o Ceviche de Pescado, um peixe cozido no limão, o Lomo Saltado, uma base de carne cozida com vegetais e o Rocoto Relleno, pimentão picante recheado com carne, são as indicações da agente.
Para as bebidas, os sabores frutados também prevalecem. A Chica Morada, bebida com ou sem álcool feita a partir da fermentação de um milho roxo, e o Pisco Sour, típica do país, que mistura pisco, frutas e espuma de clara de ovos, são as estrelas do cardápio de drinks.
Na sobremesa, o protagonismo é da mistura de leite condensado, suspiro e pisco. Essa é a receita do Suspiro a la Limenha. Vale provar.
O Peru é um país que detêm enorme biodiversidade e população multiétnica, em um território que abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, além do Império Inca, de modo a oferecer aos seus visitantes uma quantidade enorme de experiências culturais – boa parte enraizada nas tradições indígenas e espanholas. São tantas as possibilidades de pontos turísticos no Peru que fica difícil selecionar apenas alguns poucos como sugestão de passeio! Mesmo assim, há alguns que não podem faltar na lista de quem vai visitar Cuzco e Lima no Peru.
Machu-Picchu - Uma cidade de pedras, remanescente das eras pré-colombianas, situada na faixa de transição da Cordilheira dos Andes com a Amazônia, em meio a uma natureza espetacular. A “velha montanha” fica a mais ou menos 2.430 metros acima do nível do mar e representa um dos mais famosos símbolos da cultura inca. Não só é o pontos turísticos mais visitados do Peru, como foi elevado à categoria de patrimônio mundial pela UNESCO.
Templo do Sol (Qoricancha) - Outra obra da arquitetura inca, mas agora na cidade de Cusco. O Templo do Sol foi construído a pedido do imperador Pachacuteq, todo feito em pedras polidas que se encaixam perfeitamente umas às outras. No local, os nativos faziam rituais cultuando o deus do sol. O santuário inca fora parcialmente destruído pelos conquistadores espanhóis, que sobre ele ergueram uma Igreja católica, mas um terremoto, em 1950, destruiu a construção dos padres dominicanos e expôs novamente o Templo do Sol, o qual resistiu ao desastre natural. Até hoje o templo inca está à mostra e intacto.
Plaza de Armas - Um dos principais pontos históricos de Lima, a capital do Peru, onde estão abrigados a catedral da cidade, o Palácio do Governo, a igreja e convento de San Francisco e a praça central. A área é atualmente o centro do poder político do país e cercada por diferentes bares, lojas e restaurantes. Além de passear a pé, os visitantes podem fazer um passeio de trenzinho ou charrete.
Catedral de Lima - Templo católico de estilo barroco, originalmente datado de 1535, e que contém um altar feito de madeira entalhada, mosaicos e inúmeras pinturas exuberantes. Em 1756, o lugar recebeu os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro, os quais são guardados em uma ermida feita de mármore. Além da visitação, o funcionamento normal permite a observação de missas.
Museo Larco – Tesouros do Antigo Peru - Provavelmente o mais importante museu do país, no que se refere à cultura nativa, contando com grande e bem cuidado acervo de peças da era pré-colombiana, inicialmente reunidas por conta das várias escavações feitas por seu fundador, o arqueólogo e historiador peruano Rafael Larco Hoyle. Além dos objetos, cerâmicas, esculturas e restos mortais, há uma loja com livros e souvenires, uma cafeteria e um enorme e florido jardim para visitação.
Ruínas de Pachacamac - Uma grande cidade religiosa inca, com pirâmides, templos e praças construídas em adobe, que fica a 40 quilômetros de Lima. Tendo sido habitada por sacerdotes, mesmo abalada por alguns terremotos, o sítio arqueológico ainda preserva detalhes importantes dos antepassados pré-colombianos.
Parque da Reserva – Circuito Mágico das Águas - Uma grande reunião de fontes luminosas de água em Lima, contando com iluminação especial, e que propiciam um belo espetáculo visual para os visitadores. Prefira ir à noite, quando acontecem três shows, nos quais os jatos d’água saltam e rodopiam conforme o ritmo da música que toca de fundo, e há projeções de hologramas na água.
Considerado o maior complexo de fontes da América do Sul.
Está pensando em ir ao Peru? Então anote estas dicas, inclua-as no seu roteiro de viagem e aproveite muito mais seu passeio!
O clima no Peru é muito variado, devido especialmente pelo sua amplitude (norte /sul) e pela diferença de altitude entre as diferentes partes do país.
Em geral, podemos dizer que ao longo da costa, o clima é sub-tropical árido com pouca chuva. Ao longo dos Andes, o clima tem duas temporadas um verão chuvoso e inverno seco. A Amazônia tem clima quente úmido com chuvas durante todo o ano e um relativamente curto período seco entre Junho e Agosto.
Por ser cortado pela Cordilheira dos Andes, o país possui 7 pisos ecológicos e, por isso, tem a maioria dos climas do mundo.