Sugestão de roteiro: se tiver somente uma semana na França, passe pelo menos cinco dias em Paris e arredores e depois faça um passeio pelo Vale do Loire. Utilize nossos roteiros 48 Horas em Paris e 48 Horas no Vale do Loire como base. Com mais tempo, dedique tempo à Normandia e Bretanha, à Provença, à região dos Alpes e à Côte-d'Azur.
Os roteiros são muitos e diversos, visitando a glamourosa Riviera, ao sul, ou o históricos litorais da Normandia e Bretanha, no Atlântico – com as praias do Dia D e o poderoso Monte Saint-Michel. No nordeste estão os parreirais e as catedrais da região de Champagne, enquanto que ao longo do vale do rio Loire encontram-se belos castelos, como Villandry, Chambord e Amboise. Em Lyon você ficará frente-a-frente com as maravilhas criadas por alguns dos melhores chefs do país, em Aix-en-Provence se perderá entre campos de lavanda, enquanto que em Chartres você verá uma das mais perfeitas catedrais gótica da Europa. Em Chamonix estão algumas das mais charmosas pistas de esqui do planeta e em Versalhes está o palácio real definitivo. São tantos os cenários, sabores e cores que a mais importante competição esportiva do calendário francês chama-se Tour de France, uma corrida de bicicleta que percorre o país de norte a sul, passando por passos alpinos e campos floridos, sempre terminando na parisiense Champs-Élysées, aos pés do Arco do Triunfo. Uma grandiosa celebração a esse fantástico país.
A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia.
Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a culinária do noroeste usa manteiga, crème fraîche e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado (foie gras), cogumelos (cèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.
A França tem milhares de destinos populares, por isso vamos dar destaques aos que valem mais a pena:
PARIS -A cidade por si só já é um atrativo irreverente. Andar por Paris é muito bom, e onde você olha tem arte, alguma coisa linda para se apreciar. Não é a toa que Paris é a cidade mais visitada do mundo!!
Suas igrejas, avenidas, pontes, sua torre a mais conhecida do mundo, seus projetos arquitetônicos, museus, é tudo de encher os olhos! Vale a pena no mínimo uns 5 dias em Paris, e mesmo assim você não conseguira conhecer tudo!
NICE - O mar azul profundo de Côte d’Azur é o cenário impressionante da elegante Nice. Aproveite a brisa do Mediterrâneo em um passeio à beira-mar ou tenha uma visão panorâmica da cidade do alto do Morro do Castelo.
LYON - Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Lyon tem 2 mil anos de história gravados em suas ruas (sim, são ruas de paralelepípedos). Explore essa história em Vieux Lyon (a “velha” Lyon, um dos mais extensos bairros da Renascença na Europa) e os dois anfiteatros romanos de Lyon, que ainda são palcos de shows de rock hoje em dia. Não é à toa que Lyon é uma área popular para viajantes, com sua universidade dinâmica, lojas sofisticadas, mercados antigos, festivais de teatro e música vibrantes, e uma variedade de museus interessantes, como o Museu Internacional de Fantoches e o Museu de Miniaturas e Cenários de Cinema.
BORDÉUS - Bordeaux é uma das cidades menos francesas na França (o que é uma coisa boa ou ruim, dependendo do seu gosto). O que já foi uma cidadezinha sonolenta (literalmente apelidada de "Bela Adormecida" em francês), ela é agora um movimentado destino para turistas e uma meca para os aficionados por vinho. A energia sem limites da cidade é complementada pela animada população da universidade
MARSELHA - Os viajantes visitam a cidade portuária de Marselha, a terceira maior cidade da França, para apreciar a combinação de estilo e história. A baía, ladeada pelo Forte Saint-Nicolas e pelo Forte Saint-Jean, abriga o Castelo de If, do famoso Conde de Monte Cristo. À sombra da basílica de Notre-Dame-de-la-Garde, as áreas de pedestres e de compras da cidade (incluindo o colorido quarteirão franco-africano) misturam-se com pontos históricos.
ESTRASBURGO - Você considera um excelente vinho como a essência de uma boa viagem.Pare de se questionar e vá para Estrasburgo, onde você terá a melhor culinária francesa e alemã, incluindo a bebida. Toda a ilha central é Patrimônio Mundial da Humanidade. Não deixe de visitar a catedral do século XII ou os arredores da histórica “la Petite France".
CHAMONIX - sempre terá seu lugar nos livros de história. Suas principais atrações são o Mont Blanc (a montanha mais alta da Europa Ocidental) e as muitas áreas de esqui que ladeiam o Vale Chamonix. As encostas íngremes e condições de tempo extremas combinam mais com os esquiadores experientes, mas também há pistas para iniciantes.
CANNES - o Festival de Cinema e um cenário extraordinariamente atraente e sofisticado são características de Cannes. Imensos iates ocupam a paisagem, e a cidade vive seu lema: "a vida é um festival". Ver gente famosa é a atividade que mais atrai visitantes a Cannes, e La Croisette, cheia de hotéis, proporciona um belo passeio. Celebrizadas por Coco Chanel, as praias de Cannes são um grande trunfo.
O clima na França é agradável nos meses de Maio à Setembro, pois antes e depois disso, o país fica muito gelado!