Ao mapear as cidades a serem visitadas, dá para escolher de tudo um pouco, das pequenas e encantadoras Rothenburg e Heidelberg a grandes metrópoles, como Berlim, que pulsam com uma vida cultural animada, baladas noturnas e lojas com produtos de design exclusivo. As chagas de duas guerras devastadoras e a separação entre os mundos capitalista e comunista ainda podem ser vistas por todo o país, especialmente em Dresden e Berlim, mas hoje os alemães miram o futuro sem deixar de preservar o passado. O sistema de transporte do país é impecável, com trens, bondes, estradas e aeroportos moderníssimos. A infraestrutura turística conta com hotéis e restaurantes bem cuidados e equipes treinadas com apuro. O inglês é tido como segundo idioma, o que facilita bem a vida dos turistas não versados na língua de Goethe. A Alemanha é um destino fácil e belo, seja acelerando nas pistas de uma autoban ou navegando calmamente pelo Rio Reno. Então, em vez de usar o gigantesco aeroporto de Frankfurt apenas como sua porta de entrada para a Europa, utilize-o como o início de sua jornada por esse incrível país.
Outro lugar que você não pode deixar de conhecer: o castelo de Neuschwanstein, perto de Füssen, e a Catedral de Colônia mostram um pouco da história dessa nação que é um dos pilares da União Europeia
.
A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.. em todas as regiões, a carne é muitas vezes comida em forma de salsicha. Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha.
Memorial do Muro de Berlim - é um memorial para lembrar a divisão de Berlim e as pessoas que foram mortas ou morreram ao tentar fugir para o lado ocidental. Neste local você poderá conhecer melhor a história do muro, sua construção, seu desenvolvimento, os fatos tristes e trágicos que estão associados com ele. Conhecer este memorial é como fazer uma viagem no tempo, é uma verdadeira aula de história.
O Castelo de Neuschwanstein fica na região da Baviera, perto do vilarejo de Hohenschwangau (onde fica outro castelo lindíssimo) e Füssen, uma cidadezinha linda que faz parte da rota romântica. Ele começou a ser construído em 1869, a mando do Ludwig II da Baviera baseado nas obras de Ricardo Wagner que a gente passa a reconhecer em cada cantinho do castelo, apontados pelos guias. A visita é uma aula de história, mas há mais mistérios do que os guias são capazes de contar.
O Memorial do Holocausto, apesar de sinistro, por marcar um dos pontos mais macabros da história da humanidade, é procurado pela maioria dos turistas, que emocionam-se muito por ali. (Alguns pontos turísticos populares marcam a tristeza da História, mas vale a pena a visita.
Portão de Brandenburgo - Está localizado no bairro Mitte na Pariser Platz, entre a famosa avenida Unter den Linden e o parque Tiergarten. Séculos atrás a ainda pequena cidade de Berlim era cercada por muros, numa espécie de fortaleza, e o portão de Brandenburgo era um de vários portões usados para entrar na cidade e agora ele é o único destes portões que ainda existe.
A Catedral de Colônia é considerada uma das mais incríveis e impressionantes destas estruturas espalhadas pela Europa. É o prédio sacro mais famoso da Alemanha. E não é para menos: as imponentes proporções dessa obra magnífica são de tirar o fôlego.
Com seus 157 metros de altura, suas torres podem ser vistas num raio de vários quilômetros. Seu interior possui uma área de 6900 metros quadrados dividida em cinco naves e sete capelas. Suas impressionantes colunas lisas, formam arcos pontiagudos que se elevam até o teto. É uma sensação maravilhosa de profundidade olhar para o alto de tão fabulosa arquitetura.
MARIENPLATZ - A praça fica no coração de Munique e tem alguns dos prédios mais emblemáticos do Centro Histórico, como a Coluna de Maria, do século 17. Fica ali também a antiga Câmara Municipal, que hoje abriga o Museu do Brinquedo (www.toymuseum.de) e o edifício neogótico da Nova Prefeitura (Neues Rathaus), que faz a Marienplatz lotar de turistas às 11h, 12h e 17h (com chorinho às 21h no verão) para assistir ao Glockenspiel, apresentação de bonecos de madeira embalada pela divertida música que vem dos 43 sinos do carrilhão. O espetáculo dura 8 minutos.
Cúpula de Bundestag - É impossível passar indiferente à cúpula de vidro que sobressai nos céus cinzentos de Berlim. Imaginada pelo arquiteto Norman Foster, a cúpula é símbolo da reunificação, de um nova Berlim e de uma nova época. Este monstro de vidro situa-se mesmo no centro do Reichstag, o edifício onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções.
A Frauenkirche (nome em homenagem a todas as mulheres santas) é uma igreja protestante e foi construída em estilo barroco entre 1726 a 1743. Seu arquiteto foi Gerorge Bahr. A igreja foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial em 15 de março de 1945 e suas ruínas foram mantidas durante a época do comunismo, tornando-se um monumento às vítimas da guerra.
Em 1994, iniciou-se a reconstrução e, desde 30 de outubro de 2005, a maravilhosa Frauenkirche de Dresden despontou no horizonte novamente. A reconstrução da Frauenkirche é um símbolo de reconciliação internacional impressionante após a destruição na Segunda Guerra Mundial.
A East Side Gallery é a maior seção do Muro de Berlim ainda de pé, com 1,3 km seguindo as margens do rio Spree. Muitos outros pedaços do muro podem ser vistos pela cidade, mas nenhum outro trecho atinge essa extensão.
A Rota Romântica é o mais famoso circuito turístico da Alemanha, ligando as cidades de Füssen e Würzbuz. O caminho percorre cerca de 325km passando por 27 cidades com belas paisagens e vilarejos super charmosos. Ao longo do percurso nota-se que a natureza predomina, às margens de rios e aos pés de montanhas os castelos da região fazem você viajar no tempo.
O clima é continental na Alemanha. Muito cálido e seco no verão, frio e chuvoso no inverno. No norte da Alemanha, nas costas do mar Báltico, o clima é mais temperado (úmido e menos cálido no verão). O extremo sul do país é montanhoso: as temperaturas são mais baixas e as precipitações são mais intensas devido à altitude.