Roteiros sugeridos:
1) Região Central do Chile
Santiago do Chile: 2 dias
Valparaíso e Viña del Mar: bate e volta de 1 dia (saindo de Santiago do Chile) ou 2 dias
Valle Nevado ou Farellones: bate e volta de 1 dia (saindo de Santiago do Chile)
Tour na Concha y toro: bate e volta de 1/2 dia (saindo de Santiago do Chile)
Mendoza na Argentina: 3 dias
2) Sul do Chile:
Pucón: 3 dias
Puerto Varas: 3 dias
Frutillar: bate e volta de 1/2 dia (saindo de Puerto Varas)
Puerto Montt: 1 dia
3) Norte do Chile:
Deserto do Atacama: 5 dias
O Chile é o paraíso daqueles que gostam de peixes e frutos do mar. As opções de pescado são enormes, a começar pelo tão apreciado salmão, caro no Brasil. Há também linguados, corvinas, peixes-espada, merluzas, trutas (excelentes, apesar de suas espinhas) e espécies que não existem no Brasil. Geralmente, não são pratos caros.
As formas de preparo são as mais diferentes; prefira os grelhados, que conservam melhor o sabor e são mais saudáveis do que os fritos (seu cardiologista deve ter uma palavrinha a dizer sobre isso!). Os frutos do mar são ainda de uma variedade inacreditável. Comecemos com a centolla, um caranguejo gigante de águas frias com carne mais delicada, em nosso entender, do que a da lagosta. Além dos manjados mariscos, temos também os locos, que não existem no Brasil (lembram um pouco as nossas vieras, mas são graúdos), camarões, lagostas, ostras etc.
Os pratos chilenos misturam influências nativas e europeias.
Para turistas de primeira viagem, vale combinar uma visita à capital Santiago com excursões de um dia aos vinhedos de seu entorno e às cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso. Em seguida, tome o rumo sul e dedique atenção especial aos Lagos Andinos.
Para os mais experientes, há outras duas boas opções. A primeira é explorando o norte, com visitas a San Pedro de Atacama e suas muitas atrações. A outra é para a Patagônia chilena, explorando Puerto Natales e as magníficas Torres del Paine, onde também é possível conciliar um tour pelo lado argentino, passando por El Chaltén e El Calafate.
O Chile, situado no hemisfério sul, como o Brasil, tem estações do ano correspondentes às nossas. As melhores épocas para visitar a maior parte do país são, em princípio, a primavera e o outono: abril, maio, setembro e outubro.