A maioria das pessoas que viaja à Europa acaba passando em uma primeira ou segunda oportunidade pela Holanda. E quando dizemos Holanda, normalmente ficam duas ou três noites em Amsterdã. Este é realmente um período aceitável para passar pelos museus, parques e passeios da capital, mas não deixe de explorar outras regiões do país. Acrescente dois dias para conhecer cidades próximas à capital, como Haarlem, a turística Volendam (com casinhas típicas), Leiden (terra natal de Rembrandt) ou Lisse (onde está o parque de flores De Keukenhof); um dia para dividir entre Haia e Delft e outro para ver os moinhos de Kinderdijk e jantar em Roterdã. Com mais tempo, dedique seu tempo à Utrecht e ao leste do país, em cidades históricas como Arnhem e Oosterbeek.
Bom, sejamos sinceros, ninguém vem à Holanda para ter jantares memoráveis. Sim, queijos como os nativos Edam e Gouda são maravilhosos, os biscoitos recheados stroopwaffle são divinos e o arenque e enguia defumados possuem fãs em toda a Europa. Isso sem se esquecer das ótimas cervejas locais que fazem a festa dos turistas. Mas o que fica na lembrança são muitas batatas e os onipresentes broodjes, os sanduíches que eles tanto amam na hora do almoço. Melhor opção então são os muitos restaurantes étnicos no país. Em uma pequena rua de Noordwijk aan Zee, no litoral, você encontrará, lado a lado, endereços especializados em comida mexicana, chinesa, japonesa, tailandesa, grega, grelhados, cozinha internacional, francesa e, entre uma e outra, sorveterias, bares no estilo pub e cafés.
A Holanda tem muitas atrações, então aí vão algumas opções das cidades mais visitadas:
Amsterdam - Uma verdadeira cidade cosmopolita, que atrai milhões de visitantes todos os anos. A cidade recebeu o carinhoso apelido de “A Veneza do Norte” por causa de suas várias pontes. Entre aqui para ver mais sobre essas pontes.
Amsterdam possui muitos museus interessantes: o Rijksmuseum é um dos mais importantes museus do país. Foi projetado em 1885 e lá se encontra uma coleção de pinturas dos séculos XV ao XIX.
Outro museu para se visitar é o Museu Van Gogh. É um edifício desenhado especialmente para a coleção de mais de 200 pinturas, em ordem cronológica, deste grande artista.
Arnhem - Para os fanáticos pela história da Segunda Guerra Mundial uma visita à cidade holandesa de Arnhem é imperdível. A cidade em si não tem muitos atrativos turísticos, pois foi muito destruída na guerra e seus edifícios históricos foram praticamente destruídos, e as construções que o visitante verá hoje na cidade são da década de 50.
Além de sua linda catedral, um portão da antiga cidade, um bonito parque bem no centro da cidade, um moderno prédio da prefeitura e ruas de comércio invejáveis, o que vale a pena visitar na cidade é a reconstrução da famosa ponte do filme “Uma Ponte Longe Demais” e seu pequeno memorial, o Airborne Monument.
Bourtange - A maior atração desta cidadezinha holandesa é a Fortaleza Bourtange (Vesting Bourtange), uma das fortalezas mais perfeitas do mundo.
Foi inicialmente construída durante a Guerra dos Oitenta Anos (cerca de 1568-1648), quando Guilherme I, de Orange queria controlar a única estrada entre a Alemanha e a cidade de Groningen, na Holanda, que era controlada pelos espanhóis.
Esta estrada passava por um terreno pantanoso e ali mesmo, foi construída a fortaleza defensiva.
BourtDordrecht é uma cidade ao sul de Rotterdam, e tem 120 mil habitantes. Ali nasceu o famoso cientista e político Johen de Witt.
Mencionada pela primeira vez em 1049, Dordrecht obteve direitos de cidade em 1220. Em 1253 foi fundada uma escola que existe até hoje, e é a mais antiga da Holanda.
Rotterdam - A maravilhosa Rotterdam é a segunda maior cidade dos Países Baixos, e tem um dos maiores portos do mundo.
A cidade nasceu a partir de uma represa construída em 1270 no Rio Rotte, e logo se tornou um centro internacional de grande sucesso comercial.
Volendam é uma pequena vila de pescadores à 20km de Amsterdam, perfeita para um bate-volta. Ela tem cerca de 22 mil habitantes e está as margens do lago Ijisselmeer, o maior lago da Holanda.
A cidade foi fundada por volta de 1357 quando alguns pescadores construíram um dique ao norte de Edam (outra cidadezinha ali perto) que virou o lindo porto de Volendam. Hoje é possível alugar no porto barcos para passeios ou para pesca.
Os Países Baixos não têm um clima de extremos. As temperaturas ficam, em geral levemente negativas no inverno, e por volta dos 25 graus no verão. A maior parte do ano faz uma temperatura que os brasileiros em geral consideram frio, mas nada extremo.