Se puder viajar no Verão ou em Março durante as festividades do St. Patrick's Day, essa seria a melhor altura porque excusado será dizer que aqui chove e muito. No meu caso até tive bons dias de sol, mas é melhor evitar o Inverno.
O roteiro inclui 7 dias na Irlanda e Irlanda do Norte. Não esquecer que a Irlanda é um país independente e a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, no entanto não terá problemas ao viajar entre um e outro.
O percurso que organizei (cerca de 1400 km) começa em Dublin e acabará na mesma cidade e contempla as as localidades mais importantes de ambos os países.
E prepare-se para gastar uma "grana preta" como diria qualquer brasileiro que se preze, pois por aqui tudo é pago a preço de ouro!
Conheça Dulin, Wicklow National Park, Kilkenny, Cashel, Blarney, Kinsale Cobh, Killarney/ Cliffs os Moher, Galway, Connemara, Donegal, Belfast... ps nomes parecem ser estranhos, mas é cada cidade linda que você vai passar.
Há alguns pratos que merecem ser experimentados durante sua visita à Irlanda.
Irish Breakfast (café da manhã irlandês)Irish Breakfast (café da manhã irlandês)
Geralmente servido com chá preto misturado com leite. Inclui salsicha irlandesa, bacon, morcilha (chouriço), ovo, feijão adocicado e torradas. Ótimo para curar ressacas. O preço médio é de 10 euros.
Guisado feito com carne de carneiro ou cordeiro, batatas, alho, cenoura e aipo. Algumas receitas também levam um pouco da cerveja Guinness ou uísque. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo do estabelecimento.
Fish and Chips (peixe e fritas)Fish and Chips (peixe e fritas)
Peixe frito empanado (geralmente bacalhau fresco) com batata frita cortada grossa. O preço varia de 6 euros em um “take-away” até 20 euros em um restaurante.
Shepherd’s Pie (torta do pastor)Shepherds Pie (torta do pastor)
A torta pode ser feita com carne de carneiro ou bovina e é coberta com purê de batatas. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo do estabelecimento.
Potato and Leek Soup (sopa de batata e aipo)Potato and Leek Soup (sopa de batata com aipo)
Acompanhada com pão preto irlandês - quente, cremosa e deliciosa, perfeita para um dia frio. O preço médio é de 4 euros.
Bacon and Cabbage (lombo e repolho verde)Bacon and Cabbage (lombo e repolho verde)
Lombo irlandês cozido com repolho. O preço varia entre 10 e 20 euros, dependendo do estabelecimento.
Guinness
Cerveja preta criada em 1759 por Arthur Guinness. Enraizada na cultura irlandesa, a bebida mais popular na Irlanda é uma pint da “coisa preta". O preço médio de uma pint (568 ml) varia entre 4,50 e 5,50 euros, dependendo do local.
Frutos do marFrutos do Mar
Por ser uma ilha, é fácil encontrar frutos do mar fresquinhos servidos aqui. Camarão, lagosta, siri, lula, ostra e muitos peixes como salmão, badejo e bacalhau são servidos na maioria dos restaurantes do país.
Em primeiro lugar, não poderia faltar o Guinness Storehouse. É uma grande oportunidade para que todos os turistas que visitam a Irlanda para aprender mais sobre a história da mais famosa cerveja da Irlanda e um dos mais famosos do mundo. Através de vários andares, você vai aprender tudo sobre o seu nascimento, a publicidade, os ingredientes e muito mais, para terminar com chave de ouro no Gravity Bar, onde degustar uma Guinness incluído no preço da visita, você pode ter uma visão completa da cidade de Dublin.
Dublin Zoo, com 1 milhão de visitantes por ano. Localizado no Parque Phoenix, em Dublin, é o maior zoológico em toda a ilha. Inaugurado em 1831, é orientada para a preservação e estudo da espécie.
Museu da Manteiga em Cork - Apesar de um “museu da manteiga” não parecer absurdamente incomum, o Cork Butter Museum, na verdade, conta também a história de uma parte importante do desenvolvimento da Irlanda. O museu descreve a manteiga como o “alimento de exportação mais importante do país”, e que a manteiga de Cork é uma das melhores do mundo. O museu também apresenta alguns instrumentos de preparação do produto com mais de 1000 anos de idade. Vale a visita!
Irish Sky Garden - Localizado próximo de Skybbereen, em West Cork, o Irish Sky Garden é uma criação do artista irlandês James Turrell. É um gigante jardim conceitual, construído ao redor de uma imensa cratera, com um pilar central na horizontal. Se você se deitar sobre o pilar, verá o céu perfeitamente emoldurado pela borda da cratera – só não esqueça de fechar sua boca se estiver chovendo! ;
Christ Church Cathedral - Visitar uma catedral pode não parecer um programa muito exótico, principalmente na Irlanda. Mas o que muita gente não sabe sobre a Christ Church, são os objetos exóticos guardados em sua cripta medieval. Aberta ao público, a cripta da catedral guarda a múmia de um gato perseguindo um rato e o coração de Laurence O’Toole (o santo patrono de Dublin), entre outros itens inusitados.
Indian Sculpture Park - O parque, localizado no Victoria’s Way, no condado de Wicklow, é o lar das 33 esculturas gigantes em granito e 3 em bronze, cujas alturas podem chegar a quase 5 metros. Se for visitar o parque, programe-se antecipadamente, pois ele fica fechado durante o inverno.
Pet Cemetery no Powerscourt - Um dos locais mais curiosos dentro do Powerscourt Garden – que por si só já é um passeio incrível – é o cemitério dos animais de estimação das famílias Wingfield e Slazenger. O local fica em uma das partes mais quietas da região, e é florido por diversas azaléias e rosas na época de maio. O passeio, que para alguns pode ser considerado um tanto mórbido, atrai muitos visitantes, que gostam de ler os divertidos nomes dos animais.
Múmias da Igreja de St. Michan - Para este passeio, retornaremos às criptas, dessa vez na igreja de St. Michan, em Dublin. Abaixo da igreja estão os restos mortais mumificados de algumas das famílias mais influentes da Irlanda nos séculos 17, 18 e 19. Algumas das múmias encontram-se em caixões incrivelmente ornamentados e em notáveis condições de preservação, graças ao ar seco debaixo da igreja. Se você for corajoso, esse é o passeio pra você.
Em geral, o clima na Irlanda é ameno, variando para oceânico mas com raras mudanças extremas. Na Irlanda, você realmente pode sentir as “quatro estações do ano em um dia”, então, quando sair, nunca deixe de conferir a previsão do tempo. De qualquer maneira, sempre tenha à mão uma capa de chuva, seja qual for