Um passeio que vem ganhando muitos fãs na Croácia é o cruzeiro pela costa do Adriático. Desde o arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica mesmerizado com o belo espetáculo de ilhas rochosas, belo mar, história e natureza. Há ferries que ligam cada uma das ilhas e há boas pousadas em boa parte delas.
Com sua longa história e localização geográfica, a cultura croata é um tanto heterogênea, repleta de influência de povos que por aqui passaram. O mesmo vale para sua culinária, rica e variada. Na costa dálmata a oferta de pescados e pratos típicos gregos, vênetos e italianos estão bastante presentes, enquanto que em Zagreb e nas regiões montanhosas há claras inspirações húngaras, turcas e austríacas. Portanto, não se surpreenda em achar, com bastante frequência, especialidades regionais como goulash, apfelstrudel, baklava, nhoque e pimentões recheados nos restaurantes locais
Plitvice National Park - Uma das mais belas maravilhas naturais na Croácia e toda a Europa, o Parque Nacional Plitvice é lar de inúmeras cachoeiras e uma floresta exuberante. Seu grande destaque fica por conta dos 16 lagos interconectados e divididos em grupos superiores e inferiores. Formado por represas de travertino naturais, os lagos variam em cores distintas do turquesa ao azul, verde e cinza.
Pitoresca, a cidade de Razanac tem seu charme nas construções antigas contornadas pela água cristalina. O lugar lembra o Caribe, mas em vez de mar, temos um canal, cercado pelo parque Paklencia . As principais atrações turísticas do destino são as igrejas antigas, a Cidade Velha e as ruínas de sua fortaleza.
Porec - A cidade histórica na costa croata reúne atrativos responsáveis por garantir uma programação completa para os turistas. As construções centenárias da cidade velha diidem a atenção dos visitantes com a Basílica Eufrasiana. Além disso, a caverna de Baredine, único monumento geológico da região, recebe viajantes todos os dias. O verde e as paisagens naturais ajudam a deixar tudo em Porec ainda mais bonito
Dubrovnik Arquipélago - Conhecida também como a "pérola do Adriático", a antiga cidade de Dubrovnik é um dos destaques encontrados no Mediterrâneo. Localizado no extremo sul da Croácia, fora do Mar Adriático, Dubrovnik foi fundada no século 7 e se desenvolveu com o comércio marítimo. O bairro histórico preserva todas as suar riquezas centenárias, como as antigas muralhas, ruas de paralelepípedos, magníficos palácios e igrejas deslumbrantes.
Capital e maior cidade da Croácia, Zagreb é uma metrópole vibrante, repleta de atrações, tanto históricas quanto modernas. Localizado no noroeste da Croácia, o destino remonta ao século 2 d.C., quando uma diocese foi fundada pelo rei húngaro Ladislau. Hoje, Zargreb é uma cidade cosmopolita, tida como o coração da cultura croata.
Rovinj - Localizado na península de Ístria, no Mar Adriático, Rovinj é um arquipélago de 20 ilhas, com sua cidade velha situada numa pequena península. Em ruas estreitas de paralelepípedos, escadas, arcos e outros detalhes de uma arquitetura interessante fazem da Cidade Velha um lugar agradável para visitar. Algumas de suas pedras preciosas históricas incluem sete portas da cidade medieval, o relógio da cidade do século 12 e da Basílica de St. Euphemia, uma igreja barroca imponente decorada com muitas obras de arte impressionantes.
Um dos lugares mais populares para visitar no mar Adriático, Hvar é uma bela ilha croata na costa da Dalmácia, favorecida por suas paisagens de praias espetaculares, campos de lavanda e vinhedos. A principal cidade de Hvar é Hvar Town, um lugar atraente, com paredes de pedra do século 13, ruas de mármore, palácios, igrejas góticas deslumbrantes e uma imponente fortaleza.
O país está dividido em duas partes, cada um tem um clima bastante diferente: a parte interna é caracterizada por um clima continental, com um inverno frio e neve, assim como baixas temperaturas e verões muito quentes, com tempestades. A parte costeira tem um clima mediterrâneo, com invernos temperados e verões quentes e secos e uma temperatura do mar de 26° C no verão.
Os ventos, o Bora do nordeste e do Jugo do sul, podem mudar estas tendências gerais. A melhor época para visitar a Croácia é entre maio e setembro, além dos meses de julho e agosto, quando grandes multidões tanto locais como estrangeiros, chegam à costa.