A Noruega também é um país bem legal para quem viaja no inverno – tem quem vá pra lá querendo ver a famosa aurora boreal, ou viajar com um cruzeiro pelos mares congelados, mas é outro perfil de viagem e também é quase impossível de fazer de carro, já que as estradas estão cobertas de neve.
A Noruega é um país que te convida a viajar com mais tranquilidade, apreciando as paisagens incríveis, parando para tirar fotos
Um país muito receptivo porém caro, então eles incentivam muito a ida ao país de outra forma: a Lei de Direito de Acesso dá direito a acampar nas áreas de campo do país gratuitamente – isso inclui até parques nacionais.
Comece sua viagem por Oslo, onde você pode ficar por 4 dias, pois tem muitas coisas para conhecer. E uma dica: fique no centro da cidade!
Qualidade de vida e segurança são dois itens importantíssimos para os noruegueses, e fazem de Oslo a cidade incrível que é. Visite seus inúmeros museus.
De Oslo você pode seguir viagem para os Fiordes de Flam, e prepara a máquina fotográfica, pois verá paisagens desbundantes.
Bergen, também é uma cidade da Noruega que tem que conhecer, onde se encontram os melhores e mais bonitos fiordes.
A estrada que liga Flan a Bergen é lindíssima.
A culinária da Noruega é famosa pela simplicidade e diversidade, tradicionalmente baseia-se nas matérias-primas disponíveis no país, com foco para a caça, pesca e pecuária, diferentemente do resto da Europa. Porém, a culinária moderna da Noruega é influenciada pela globalização, e os restaurantes urbanos apresentam os mesmos cardápios esperados de qualquer cidade ocidental europeia.
FIORDES - Os fiordes são formações criadas pelo avanço das geleiras nas idades glaciais. Os vales rochosos imensos invadidos pelo mar impressionam pela beleza e grandiosidade.
Na língua norueguesa a palavra significa algo próximo de “porto seguro”. São sete os principais fiordes do país. O Sognefjord, por exemplo, é o mais comprido e profundo, que se estende por alguns parques nacionais. Aproveite para fazer um tour ou andar de caiaque e descobrir lugares escondidos na natureza.
AURORA BOREAL - O fenômeno que dispensa explicações. Só é preciso de duas palavras para descrevê-la: absolutamente fantástica. As luzes esverdeadas que surgem no céu e deixam maravilhados seus espectadores acontecem com mais frequência no outono e inverno. Mas lembre-se de planejar a viagem para ficar alguns dias no local, dado que não há garantias de que as luzes serão vistas. Por isso aproveite ao máximo quando acontecer, você certamente se lembrará do momento para o resto de sua vida.
SOL DA MEIA-NOITE - O fenômeno ocorre durante o verão norueguês. Ao norte do Círculo Polar, o sol é visível 24h por dia durante alguns meses. A luz ininterrupta dá ainda mais energia para a flora e fauna local.
Aproveite algumas das muitas atividades disponíveis nessa região, como passeios de barco nas cidades costeiras e vilas de pescadores, safáris para avistar baleias e focas ou passeios de observação de pássaros que te mostram como esses animais reagem ao fenômeno.
GLACIARES - A Era do Gelo não é só história na Noruega, ainda há resquícios da época em que o país estava inteiramente embaixo de gelo. Mais de 2.600 Km² de sua área é coberta por geleiras, sendo a maior delas chamada Jostedalsbreen.
Uma experiência incrível é caminhar nos glaciares, o que exige atenção, conhecimento e equipamento, por isso, vá com a ajuda de um guia. Conheça também a geleira Folgefonna e se maravilhe com a coloração azul do gelo
Como a Noruega é um país gelado em que raramente tem sol brilhando o dia todo, o período ideal para viajar pra lá é de maio a setembro (no máximo, até o início de outubro).