A partir das agitadas cidades de Edimburgo e Glasgow, desbrave roteiros fora do circuito turístico das Highlands e das ilhas, intocadas pelo tempo.
Aventure-se por trilhas de majestosas cadeias de montanhas e caminhe por praias imaculadas, onde suas pegadas serão as únicas na areia.
Para além das gaitas de fole e do uísque, descubra um país dinâmico onde é tão provável encontrar música alternativa e teatro moderno quanto kilts e flanelas xadrez. São muitas as opções para chegar a Edimburgo. Voos partindo de várias cidades inglesas levam em torno de uma hora. Caso esteja em Londres, uma viagem de trem leva cerca de 4 horas e 30 minutos.
A alimentação na Escócia é bastante complexa. O prato típico escocês são os Haggis (miúdos de carneiro condimentados e farinha de aveia), que têm uma forma de chouriço e um paladar muito agreste. E pensar que os comem ao pequeno almoço… De salientar também o famoso Aberdeen Angus Beef, o salmão e a truta.
O pequeno-almoço na maioria dos hotéis e B&B da Escócia é sempre reforçado e composto por ovos mexidos, bacon frito, tomate grelhado, feijão e em, alguns casos, pode-se encontrar arenque fumado.
Para quem não aprecie este tipo de cozinha, com predominância em estufados, nem os básicos “fish & chips”, consegue-se também encontrar uma ampla variedade de restaurantes italianos, chineses, indianos, espanhóis e steak-houses.
Broch de Mousa - Este é um dos brochs mais prestigiados e bem preservados nas Ilhas Shetland. Uma estrutura impressionante com uma torre forrada de pedras internamente e externamente para fornecer a força ideal como uma estrutura defensiva. A torre foi construída em torno de 100 A.C. e é o único Broch que é completo até ao topo, incluindo a escada intramural inicial.
Melrose Abbey - foi fundada em 1136 pelos monges de Cister, a pedido do rei David I da Escócia. Esta grande ruína, com decoração luxuosa maçônica foi pensada para manter o coração embalsamado de Robert the Bruce, outro rei da Escócia. Realmente é um lugar de lendas, a Abadia de Melrose é uma das estruturas mais significativas na história da arquitetura na Escócia.
Cuillin Hills -Localizado na ilha de Skye, a beleza dos picos do Cuiillin Hills é inegável. Esses montes são constituídos por duas diferentes formações. Os Cuiillins vermelhos são uma formação de granito vermelho, que são mais suaves e mais convidativos na aparência. Em oposição, os Cuillins negros são mais duros na aparência com afiados picos, irregulares de rocha vulcânica que escalam o horizonte.
Skara Brae - Localizado na principal ilha de Orkney, Skara Brae é uma das aldeias da Idade da Pedra melhor preservadas da Europa. Ela foi coberta por centenas de anos por uma duna de areia até uma grande tempestade que a revelou em 1850. As paredes de pedra são relativamente bem preservadas, já que as moradias foram preenchidas por areia quase que imediatamente após o local foi abandonado. Mais velho do que Stonehenge e as Grandes Pirâmides, ele tem sido chamado de “Scottish Pompeii” por causa de sua excelente preservação.
Stirling Castle- é um dos castelos mais espetaculares de toda a Escócia. No alto da massa rochosa vertical de Castle Hill, descansa defensivamente posicionado ao longo do íngreme penhasco ao redor. Experimente a arte, cultura e status que englobava século 16 na Escócia. Os amantes da História não vão querer perder esta atração turística popular.
A praia de Luskentyre - é uma praia situada na costa oeste espetacular do Sul Harris. Uma das mais bonitas zonas costeiras, mostrando as cores da Escócia, seus mares azuis esverdeados, que brilham contra areias e encosta verde vibrante. Pacífica e atemporal, Luskentyre Beach foi eleita a melhor praia da Grã-Bretanha.
Loch Ness - Um dos lagos mais famosos do mundo, Loch Ness é o segundo maior lago na Escócia depois de Loch Lomond (devido a sua grande profundidade, é o maior em volume). Cerca de um quilômetro de largura na maioria dos lugares e detém a lenda de um monstro marinho infame. A criatura mítica mais famosa dos tempos modernos, Nessie, é conhecido por habitar o lago. Com um ar de mistério, a área intrigante de Loch Ness não deve ser desperdiçada. Você pode até obter um vislumbre do Nessie!
Castelo de Edimburgo é um magnífico exemplo da Escócia de arquitetura, ideologia, tato político e importância militar. No alto, no cume de um vulcão adormecido, espreita esta estrutura dominante. Sua presença é visível por quilômetros em todas as direções. Intimidando todos os que tentam desafiá-lo, o escocês Edinburgh Castle passou grandes batalhas e serviu também para estratégias militares. Um símbolo de posição forte da perseverança e luta pela independência do país, o Castelo de Edimburgo é uma das principais atrações turísticas da Escócia.
A Escócia é um país frio quase o ano todo.
Os meses mais agradáveis são: Junho, Julho e Agosto