Para quem veio de tão longe, fique ao menos dez dias por aqui se tem em mente combinar Nova Zelândia e Austrália em uma só viagem.
A Nova Zelândia é muito atraente para jovens e para os amantes da natureza. O país tem excelentes opções de esportes de aventura.
A Nova Zelândia é famosa por...
O pássaro kiwi, o bungee jump de Queenstown, a seleção de rúgbi All Blacks, as locações da série O Senhor dos Anéis e a cultura maori.
A cozinha neozelandesa é um tanto semelhante à britânica, com muita carne de cordeiro, bons pescados, tortas e muita cerveja. Você encontrará muitos restaurantes de comida chinesa, italiana, japonesa, malaia, indonésia e japonesa, além de lanchonetes que servem hambúrgueres e fish and chips e pizzarias. Enfim, nada de espetacular, mas bem frugal. Não deixe de experimentar alguns rótulos de Sauvignon Blanc, o vinho kiwi por excelência. Nos últimos anos, porém, viticultores têm elaborado sólidas ofertas de tintos, como Merlots e Cabernet Sauvignons.
Auckland - Reserve pelo menos dois dias para conhecer a moderna e cosmopolita Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia. Com uma população de apenas 1,4 milhão de pessoas, é uma cidade limpa, organizada, segura e com transporte para lá de eficiente. Percorra a Queen Street sem pressa, apreciando as vitrines das lojas e os prédios antigos preservados. Prove as deliciosas cervejas artesanais acompanhadas de fish’n’chips em pubs. Não deixe de subir o vulcão extinto Mount Eden, nem a SkyTower – edifício de 178 metros que se tornou o símbolo da cidade. Pegue um ferry até o balneário de Devonport e vá até o Mount Victoria, outro vulcão extinto de onde se tem a melhor vista de Auckland. Depois da subida, relaxe comendo ‘caramel slice’ (doce de caramelo) com chocolate quente em um dos inúmeros charmosos cafés do lugar.
Cathedral Cove
Você só precisa de um dia para conhecer a praia mais bonita da Nova Zelândia: Cathedral Cove. Mas é bom reservar mais de um só por garantia, caso o tempo não colabore. Localizada na turística península de Coromandel, Cathedral Cove fica 90 km a leste de Auckland, um trajeto que – sendo necessária uma grande volta para entrar na península – pode ser cumprido em cerca de cinco horas de ônibus. Se hospede na simpática praia vizinha de Hahei, pois Cathedral pertence a uma reserva natural e não é possível passar mais do que o dia lá.Para ir de uma praia até a outra, pegue a trilha que começa no fim da areia de Hahei, à esquerda. A ‘Cathedral Cove Walk’ é considerada de fácil acesso e demora cerca de 1h30 para ser percorrida entre ida (descida) e volta (subida).
Waitomo Caves
Waitomo é uma cidadezinha minúscula que vive basicamente do turismo e que está localizada a três horas de Auckland de ônibus. Ela é o lar das mundialmente famosas cavernas de vermes brilhantes. Você pode chegar pela manhã e partir à noite, o que é tempo suficiente para percorrer as três cavernas mais procuradas da região: Waitomo Glowworm, Ruakuri e Aranui. O ônibus faz o desembarque bem em frente ao centro de informações turísticas, onde é possível escolher os passeios que você quer fazer e marcar tudo na hora, sendo que sua bagagem pode ficar armazenada com eles.
Taupo
Taupo é um lugar que merece pelo menos três dias de viagem, principalmente porque o tempo ruim pode colocar tudo a perder. Partindo de Rotorua, são duas horas de ônibus até a cidade que abriga o segundo maior lago do mundo. Taupo também atrai turistas por ser a base para os passeios pelo Tongariro National Park, localizado no alto das montanhas que antes abrigavam vulcões ativos. Assim que desembarcar, verifique se os tours estão liberados para o dia seguinte e marque o seu, pois a montanha fechar de uma hora para outra pelas condições climáticas. Atente que é um trajeto de seis a oito horas de caminhada em um lugar onde pode fazer muito frio, então só encare se estiver preparado fisicamente e tiver roupas/equipamentos adequados.
Depois desse passeio extenuante, durma bem e descanse no segundo dia, reservando apenas duas horinhas para um tour de barco pelo lago Taupo. Há diversas embarcações e horários ao longo do dia, basicamente com o mesmo preço e itinerário. O ponto alto do trajeto são os desenhos maoris esculpidos nas pedras, que só podem ser vistos a partir da água. No terceiro e último dia, faça a trilha até as Huka Falls, a atração natural mais visitada da Nova Zelândia.
Malborough Sound
Seguindo o caminho do norte para o sul do país, saia de Taupo no ônibus da meia-noite, pois ele deixará você no porto da cidade de Nelson a tempo para pegar o ferry entre as duas ilhas que formam a Nova Zelândia às 8h ou 8h30. O travessia de três horas pode parecer longa, mas é preenchida pela paisagem incrível que se desenha ao longo de quase todo o caminho. São os penhascos do fiorde Malborough Sound, uma das grandes atrações turísticas do país. Tanto que este trajeto até a cidade de Picton é considerado um dos mais cênicos do mundo.
Abel Tasman National Park
O lugar é uma reserva marinha que abriga meia dúzia de praias paradisíacas e uma ilha cheinha de focas. Fique pelo menos dois dias inteiros por lá e prepare o bolso para pagar pelos caros ‘táxis boats’ que fazem o trajeto dentro do parque. No primeiro dia, reserve o ‘pacote’ que combina meio dia de cruzeiro pelas praias e meio dia de caminhada pela trilha que vai de Golden Bay até Anchorage Beach, onde você será pego de volta pela embarcação no fim da tarde. O caminho é longo, mas descortina vistas maravilhosas.
No segundo dia, gaste menos e compre apenas o passe de ida e volta até Anchorage Beach, a praia mas bonita do parque. Passe algumas horas relaxando na areia e percorrendo as trilhas locais. Não esqueça de levar o almoço, pois não há nenhuma atividade comercial nas praias. Se for praticante de esportes, você pode optar por fazer algum destes passeios de caiaque, ou ir até a colônia de focas de Tonga Island.
Kaikoura
Muitos turistas saem de Queenstown para Christchurch e encerram sua viagem ali, deixando o país pelo aeroporto internacional da cidade. Mas nós recomendamos que você reserve dois dias para fazer uma parada extra na cidade de Kaikoura, que fica a apenas duas horas de ônibus. Ela é considerada o melhor lugar do mundo para a observação de baleias, em qualquer época do ano, além de abrigar colônias de focas e aves marinhas. Chegando pela manhã, reserve seu tour para o dia seguinte na empresa Whale Watch e aproveite o resto da tarde para caminhar até a Ohau Point Seal Colony, onde as focas não se fazem de rogadas e dormem pelas calçadas, bem perto dos turistas.
Entre Novembro e Fevereiro, a temperatura é gostosa, sendo que a Ilha do Norte é mais quente do que a Ilha do Sul.
O verão é a epoca que quase todos os Kiwis tiram férias (férias escolares e férias das empresas) e saem em massa para pescar, viajar e acampar nas praias, lagos, ou parques nacionais. Nesse período a temperatura é extremamente agradável na Nova Zelândia, e só escurece lá pelas 10 horas da noite.
(entre Junho e Agosto, indo até Setembro na Ilha do Sul), o bicho pode pegar, com a mínima na Ilha do Norte chegando a encostar em zero graus e se tornar negativa nas montanhas e planícies baixas, e a máxima chegando nos 12 ou 14 graus. Nessa época faz frio o dia inteiro, mas de manhã cedo e a noite, o frio é para pinguim nenhum botar defeito.
A água do mar é bem gelada e é um país que venta e muito!
Mesmo no verão é sempre bom ter um casaco à mão.