Caminhar pelas ruas e vielas é o melhor jeito de conhecer a maior cidade caribenha. De quebra, é possível ter contato mais estreito e precioso com a população. Os cubanos são amistosos e solícitos, embora alguns se aproximem dos turistas também para pedir, por exemplo, artigos de higiene pessoal, considerados pequenos luxos, de tão caros e raros na ilha. A história política de Havana aparece em todo canto, e um dos principais pontos de visitação é a Plaza de la Revolución, palco de manifestações e dos famosos – e longuíssimos – discursos de Fidel Castro antes que a idade e a doença abatessem o mandatário. Ao redor da praça, estão edificações como o Memorial José Martí, dedicado ao político, filósofo, jornalista e poeta cubano, o Teatro Nacional e o Ministério del Interior, com uma gigantesca escultura do rosto do revolucionário Ernesto Che Guevara. A pé ou de bicitáxi, bicicleta que puxa um ou dois assentos cobertos, faça um passeio sem preconceitos pela bela e emocionante Havana. Uma coisa é certa: você não vai deixar a cidade sem provar um tradicional mojito, feito de rum, água com gás, hortelã e suco de limão – de preferência no embalo da música que parece fazer parte da alma do povo cubano.
A primeira coisa que você pensa quando chega em Cuba é “voltei no tempo”. E conhecer Havana é essencial para entender de fato o que é uma verdadeira viagem ao passado. Para esta experiência única, a dica é concentrar o seu roteiro nas atrações abaixo, que farão você desvendar os mistérios deste paraíso caribenho que está se abrindo para o mundo e que será uma tendência entre os viajantes
A primeira coisa que você pensa quando chega em Cuba é “voltei no tempo”. E conhecer Havana é essencial para entender de fato o que é uma verdadeira viagem ao passado. Para esta experiência única, a dica é concentrar o seu roteiro nas atrações abaixo, que farão você desvendar os mistérios deste paraíso caribenho que está se abrindo para o mundo e que será uma tendência entre os viajantes
Paseo del Prado – Havana
Boa parte das atrações turísticas de Havana Velha está localizada na charmosa avenida Paseo del Prado: o Capitólio, o Gran Teatro de La Habana, o Cinema Payret e vários outros edifícios históricos – muitos deles são os melhores hotéis de Havana e vale muito a pena se hospedar por ali). Caminhar pela região é como fazer uma viagem no tempo, não só pela arquitetura que te faz sentir em um museu a céu aberto, mas também pelos carros antigos coloridos que desfilam pelo local (uma voltinha em um táxi-carrão também é imprescindível).
Museu da Revolução – Havana
Visitar este museu é um dos passeios mais interessantes de uma viagem a Cuba. Está instalado no antigo palácio do ditador Fulgencio Batista, inaugurado em 1920 e com um estilo arquitetônico que esbanja sofisticação – a decoração foi assinada pela Tiffany, de Nova York. Você sairá do local com muito conhecimento sobre as lutas pela independência, as guerrilhas e sobre a Revolução. Repare nas marcas de balas na escadaria principal, que foram disparadas por estudantes revolucionários em 1957.
Malecón – Havana
Malecón é um calçadão de 7 km à beira-mar, que passa por vários bairros de Havana, da parte antiga até a parte mais moderna. A caminhada é agradável, permite um contato mais intimista com a cultura local e pode ser encerrada no entardecer, com uma pausa para admirar a beleza do pôr-do-sol.
A Câmara Escura – Havana
Está instalada no último andar do Edifício Gómez Vila, na esquina da Plaza Vieja desde 2001 e funciona por meio de duas lentes e um espelho em periscópio. A imagem da cidade ao vivo é projetada em uma plataforma côncava em uma sala escura. O guia vai girando e explicando a cidade em 360 graus. Em 15 minutos você verá cenas do cotidiano dos cubanos, como pessoas estendendo roupas no varal, crianças brincando, muitos telhados, monumentos e praças.
Fábrica de Charutos – Havana
Cuba é conhecida no mundo todo pela qualidade de seus “habanos”. Por isso, algo imperdível, e muito interessante, é visitar a Fábrica de Charutos Partagás, para conhecer todo o processo de fabricação. É muito trabalhoso, uma verdadeira arte. Separe um bom tempo para ver todas as etapas com calma e perguntar tudo o que tiver vontade para o guia da Partagás.
Mojitos na Bodeguita Del Medio e Daiquiris no El Floridita
As duas bebidas, mojito e daiquiri, também são símbolos de Cuba. Prová-las é, sem dúvidas, uma verdadeira atração turística. Siga os passos do escritor Ernest Hemingway e tome os drinques em seus lugares favoritos: La Bodeguita Del Medio (mojito) e El Floridita (daiquiri). Ambos os estabelecimentos são famosíssimos na capital cubana. Verdadeiros clássicos!
Praias de Varadero
Já que você vai até Cuba, uma ilha no Caribe, para conhecer sua capital, Havana, por que não dar uma esticadinha e visitar o balneário mais lindo da região? Varadero é um paraíso e um dos lugares mais visitados do país. Fica na Península de Hicacos, que é formada por nada menos do que 20 km de praias com areia branquinha e água azul turquesa. O motivo da popularidade não é só a beleza do local: das praias lindas de Cuba, Varadero é a mais próxima de Havana (fácil para chegar de carro – cerca de 2h), e a com melhor estrutura de hotéis do país.
Em Cuba faz bastante calor o ano inteiro; não há nenhuma diferença expressiva de temperatura entre as estações. Para você ter uma idéia, no auge do inverno, no mês de janeiro, a temperatura mínima (que ocorre de madrugada) é de 18º! Mas não esqueça: de agosto a outubro, podem ocorrer tufões.