O Brasil é dividido em 05 estados diferentes - Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste.
Então o ideal é que se conheça um por vez, pois em cada estado tem muitos lugares para conhecer.
Se quer praia, não pensem nem duas vezes para mirar em alguma praia do Nordeste e ir, sem se preocupar, pois qualquer uma que escolher, vai se encantar.
Sul tem prais lindíssimas também, mas diria que quando está frio, o estado fica mais bonito e é conhecido por isso.
Sudeste é onde fica toda parte econômica do Brasil, sem contar que as principais capitais se encontram nesse estado. Rio de Janeiro, queridinho de muitos por exemplo.
Centro-Oeste é onde tem a capital do nosso País.
E o Norte do Brasil é onde se tem muitas histórias, culturas bem diferentes, e nossa famosa Amazonas - coração do Brasil!
As influências indígena, africana e portuguesa fizeram com que a gastronomia do Brasil se tornasse uma das mais ricas e variadas do mundo. A culinária brasileira é muito regionalizada, possuindo, cada região, seus pratos típicos.
Pratos típicos. O prato nacional é a feijoada, feita a base de feijão preto e carne de porco. É servida com arroz branco, verduras e rodelas de laranja. Outros pratos muito representativos da cozinha brasileira são o acarajé (bolinhos de vatapá, creme de camarão ou cururu de abas verdes), a moqueca (preparada com base em peixe, sal, temperos e ervas): o tacacá no tucupi (uma mistura feita com o suco de um tipo de mandioca e um molho especial).
As bebidas nacionais são a caipirinha, elaborada com cachaça (aguardente destilada da cana de açúcar), suco de limão, açúcar e gelo; a cerveja; as batidas de frutas, o excelente café brasileiro o guaraná (refrigerante elaborado com a fruta do guaraná, proveniente do Amazonas) e a água de coco.
Como o Brasil é um país muito grande, selecionei algumas cidades que somos praticamente obrigados a conhecer, rs.
Rio de Janeiro - Considerada a cidade Maravilhosa, faz jus ao nome! Todo mundo deveria conhecer. Além das praias lindas, a cidade tem algo que você só consegue encontrar lá!
Florianópolis - No alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros, Florianópolis encanta por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público. Não é pra menos! Conhecida como Ilha da Magia, costuma-se afirmar que a capital tem 42 praias
Gramado é o principal destino de inverno no Brasil. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas muito propício para famílias com crianças ou para casais. O frio traz a elegância e as hortênsias intensificam a beleza natural da cidadezinha.
Búzios - Após sua visita no verão de 1964, Brigitte Bardot, de tão encantada com Búzios, espalhou a sua descoberta pelo mundo, tornando a cidade balneário dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso. A pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico. Hoje, com 30 mil habitantes, Búzios mantém um certo glamour daqueles anos 60 que a transformaram em um dos destinos de praia mais procurados no estado do Rio de Janeiro.
São Paulo - O mundo em uma cidade. O mundo em uma avenida. O mundo em um restaurante de esquina. São Paulo é tão grandiosa que nela tudo cabe. Cabe o empresário apressado para a reunião na Paulista, o jovem que devora uma média com pão na chapa depois da balada na Augusta e o boêmio que espera o final do dia para um chopp com jazz na Vila Madalena. Cabe o artista a flanar por dezenas de exposições apenas para ter inspiração, os apressados que correm nos vagões do metrô e os impacientes, parados no carro, enquanto a vida segue na cidade. E neste universo, onde tudo cabe, é o viajante quem se sente convidado a viver um pouquinho de cada um dos mundos paulistanos.
Campos do Jordão - Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, montanhas... são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo - sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno.
Brasília - Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de começar a falar de Brasília. A única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco é peculiar sob todos os aspectos. A capital é muito mais do que o centro político do Brasil.
Maceió - Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista
Salvador - Salvador é destino certo de muitos turistas que viajam pelo Brasil: a cidade é um museu vivo da história e da diversidade que o nosso país oferece. Símbolo da mistura de credos e etnias, a cultura que se formou na Bahia é rica, repleta de gente alegre que só precisa de sol para ser feliz. A cultura baiana é forte em todos os aspectos e se destaca na culinária, na arquitetura e nas expressões artísticas.
Morro de São Paulo - É um dos destinos mais comentados do Brasil e não é à toa. Suas ruas de areia dão uma prévia do modo de vida simples dos nativos, e logo na chegada nos rendemos ao clima local. Táxi para levar as malas? Há sim, mas são carrinhos de mão que seguem sempre cheios de malas. Usar roupas leves e chinelos nos pés, além de curtir uma caminhada com a brisa que vem do mar, é a melhor pedida.
Porto Seguro - Em 21 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, à cidade de Porto Seguro. Desde então, a cidade se tornou um importante destino no Brasil. Hoje em dia os ônibus de turismo são muitos e atravessam as ruas da cidade a todo tempo. A facilidade é que Porto Seguro, apesar de ser uma cidade do interior, tem muitos hotéis e um aeroporto próprio, que recebe voos diários das principais cidades brasileiras.
Fortaleza - É um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e, depois de conhecer a variedade de atrativos que a cidade oferece, fica fácil entender o porquê desse sucesso. Com o poder de agradar pessoas de todas as idades, a capital cearense mistura muitas coisas de que o brasileiro gosta: belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária de tirar o chapéu.
O Aquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha... ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.
Porto de Galinhas - Não é preciso dizer que é um dos melhores destinos de praia do Brasil. Suas fotos, caracterizadas pelas águas verdes entre piscinas naturais, saltam aos olhos e arrancam exclamações dos mais céticos. O distrito pertence ao município de Ipojuca, em Pernambuco, e tem a facilidade de estar a apenas 60km do Aeroporto Internacional do Recife .
A Praia da Pipa é um refúgio no Rio Grande do Norte, a 80km de Natal. Difícil dizer o que é mais bonito na região; lá você pode entrar em contato com a natureza, desfrutar de praias com um visual incrível, observar as falésias junto ao mar ou aproveitar a água belíssima.
Natal - Na esquina do Brasil, a cidade fica num ponto estratégico do nosso continente. A capital é digna do título de “cidade grande” e se destaca não só pelo visual, como também pela gastronomia. Famosa pelo ar puro e por ser considerada a cidade com mais dias de sol no Brasil
Recife - tradicionalmente precedido pelo artigo - é uma cidade que se destaca em inúmeros aspectos. Conhecida por sua influência holandesa, a "cidade dos arrecifes", que hoje é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país, preserva muitos resquícios de seu período colonial, garantindo que uma viagem pela cidade revele não apenas as belezas naturais da costa brasileira, como também sua faceta histórica. Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar
Manaus - É se deslumbrar com as surpresas de uma região ímpar, onde a natureza impõe soberania incontestável. Famosa pela biodiversidade da Floresta Amazônica, com rios recheados de peixes e matas onde correm os animais, a capital manauara envolve muitas surpresas. Há quem viaje à cidade apenas em busca de contato com a natureza - os índios conhecem bem -, mas é preciso saber: Manaus e seus arredores têm muito mais que fauna e flora.
Dependendo do estado, é verão o ano todo.
Nordeste e Norte por exemplo não existe inverno. É verão o ano todo!
Já no Sul e Sudeste, o frio é rigoroso nos meses de Junho, Junho e começo de Agosto.
Durante os outros meses, é calor o ano todo em todas as regiões!