If you are going to San Francisco...

Hoje escolhi falar de uma das cidades que mais amo, que me acolheu por 5 meses, e que fez eu ver o mundo com outros olhos.

San Francisco – situada no norte da Califórnia.

Fui há alguns anos já, para estudar e melhorar meu inglês. Morei uma casa de família onde abrigava outros etudantes. Eramos em 4 pessoas de diferentes lugares do mundo. E mais a minha ''mãe Gigi,'' e sua filha, que na verdade eram francesas. Foi uma experiência única, fiz amizades incríveis, em especial com uma carioquinha, que tive que encontrar lá do outro lado do mundo, e hoje em dia é uma das minhas melhores amigas! 

Enfim.. 

Uma das cidades mais queridas nos Estados Unidos, e considerada uma das melhores para se viver no País. Fica difícil identificar o motivo do amor por essa cidade, acho que por ela ter muitos atributos. Pois além de linda, charmosa e bem situada, ela exala liberdade, irreverência, cultura e arte.

San Francisco é considerada o quintal dos hippies, rsrs.. Foi lá onde tudo começou e é por isso a cidade tem esse ar, de ser tão liberal!

Então para quem está pensando em ir para SF, aqui vão algumas dicas para você poder aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer:

O famoso Cable Car:

Por apenas dois, três, dólares por pessoa, pegue carona num dos cartões postais de São Francisco, os famosos bondinhos ou cable cars. Há diversas linhas passando por toda a cidade. Como SF é cheia de ladeiras, é perfeito para se locomover por regiões próximas, sem se cansar. E ainda tem a opção do passeio sem emoção, na sentado ou em pé na parte interna, e com emoção, “pendurado” na parte de fora do bonde. Se der sorte, vai pegar um motorista legal, que ainda conta histórias sobre a cidade. Uma delícia de passeio.


A Union Square: que está localizada no coração de São Francisco. No centro da praça há uma estátua em homenagem a vitória de do Almirante Georges Dewey durante a guerra de 1898 contra a Espanha. A praça está localizada entre as ruas Geary, Powell, Post e Stockton, rodeada das melhores lojas de departamentos como Neiman Marcus, Macy´s, Saks Fifth Avenue, etc. As ruas próximas são perfeitas para as compras, com as nossas lojas preferidas, lojas de designers famosos,  joalherias,  assim como de galerias de arte e dos teatros. Bem movimentada, por ali passa o famoso bondinho, cartão postal de SF.


Haight-Ashbury - O famoso cruzamento entre a rua Haight e a rua Ashbury virou ponto de encontro de hippies e simpatizantes na década de 70. Hoje, atrai pessoas de todo o mundo que sentem falta do clima de paz e amor daquela época. Em Haight-Ashbury, fique de olho nas roupas coloridas feitas à mão com a técnica de tie-dye, nas tatoos, nos grafites dos muros, nas casas vitorianas e não deixe de dar uma espiadinha no Buffalo Exchange, um dos brechós mais famosos dos EUA.


Lombard Street: É a rua famosa dos filmes! Aquela descida cheia de curvas e lotada de flores!  Esquina com Hyde Street. É a rua mais torta do mundo! Até 1922, foi a mais íngreme, com inclinação d e27%, e para torna-la mais acessível, foram construídas 8 curvas fechadas em zigue-zague. A rua é residencial, onde há casas bem típicas mesmo, e se for na primavera, a rua fica lotada de flores, coisa mais linda! Hortências por toda parte, um presente para quem passa de carro, ou à pé! Imperdível! 



 Pier 39 at Fisherman’s Wharf -O ponto turístico mais movimentado e visitado de São Francisco é, sem dúvida, a região do Pier 39 em Fisherman’s Wharf, o embarcadouro da cidade. É o local onde os leões marinhos ficam tomando sol; onde você encontra milhares de lojas de souvenirs; onde tem carrossel, apresentação de mágica e inúmeros restaurantes. Um bom local para ir com crianças!

*Os leões marinhos costumam ficar sobre esses flutuadores de madeira da foto abaixo. No dia em que foi tirada, não tinha nenhum bichinho pra contar história  



Golden Gate Bridge: O cartão postal mais famoso de San Francisco é a Golden Gate! Com sua cor laranja, é um passeio obrigatório, e a ponte mais fotografada do mundo, porque será ne? É considerada uma das maravilhas do mundo moderno. A ponte liga São Francisco ao condado de Marin, ao norte da Baía. O pedágio é eletrônico, sem paradas. Sempre há um fog na altura das torres, encobrindo a visualização total. Passando o fog, geralmente o tempo abre e o céu fica azul, ai você corre para ir tirar fotos!!


  Golden Gate Park - Esse parque é uma atração à parte em São Francisco. Há muito o que fazer nele. É lá que os “são franciscanos” gostam de caminhar, correr, fazer piqueniques com a família, passar um dia de domingo e se divertir. O lugar é imenso e para conhecê-lo de verdade, seria necessário algumas visitas. Então se não tiver tanto tempo assim, escolha uma ou mais dessas atrações: de Young Museum, California Academy of Science – imperdível com crianças -, Conservatory of Flowers e Japanese Tea Garden. Se não der para visitar nenhum museu, vale a pena ao menos passear pelos seus belos bosques.


Museu de Young: Um jardim japonês lindo, com pagodes,  árvores em bonsai,  cerejeiras, azáleas, orquídeas maravilhosas e outras espécies exóticas. Concluído em 1894 para a Feira Mundial, se tornou permanente graças ao imigrante paisagista japonês Makoto Hagiwara, que se dedicou às melhorias e manutenção, além da importação de milhares de cerejeiras, plantas nativas  e  flores do Japão, pássaros, e até carpas! A introdução do famoso Fortune Cookies (Biscoitos da Sorte) nos EUA ocorreu no Tea Garden, e desde então virou tradição. Veja pelo Google Street View Horários: 1/3 à 31/10 das 9 às 18h e de 1/11 à 28/2 das 9 às 16:45h 


Sausalito: Do outro lado da Golden Gate Bridge , na Baía de San Francisco fica a charmosa e pequena Sausalito! Ao atravessar a Golden Gate o tempo já abre e o céu fica azul! Sausalito tem uma longa história marítima e foi um dos principais estaleiros navais durante a Segunda Guerra Mundial. Os famosos navios de transporte de tropas e suprimentos; "Liberty Ships" foram construídos nos estaleiros de Sausalito. É um ponto turístico popular, todo mundo quer passear pelo seu calçadão, curtir a linda vista da Baía, restaurantes e lojinhas, e a vista é linda!

Partindo de São Francisco, é só atravessar pela Golden Gate de carro, ou pelas barcas, que partem com frequencia do Pier 41 no Fisherman´s Wharf ou atrás do Ferry Building na parte baixo de Market Street.


Alcatraz  - Você pode ir parar num presídio viajando pra San Francisco. Isso mesmo!! O famoso presídio Alacatraz em espanhol, quer dizer; "pelicano", e no séc. XIX a ilha era um forte militar. Em 1934, a ilha já tinha sido convertida em prisão militar, tornou-se uma penitenciária federal. Até 1963, quando foi desativada, muitos presos famosos passaram por aqui, entre eles; Al Capone! A partir de 1969 foi ocupada por índios de várias tribos, que protestavam por direitos civis. Atualmente pertence à Golden Gate Recreational Area, e atrai milhares de visitantes. Acessível por barco partindo do Pier 33, no Embarcadero, próximo ao Fisherman´s Wharf. Venta muito, leve agasalho, e prepare-se para andar com sapatos confortáveis, pois o topo da ilha tem uma elevação de 40 metros.


Vale do Silício: Doidos pela internet,  vale a pena dar uma esticada até o Vale do Silício (Silicon Valley), onde as empresas mais importantes do mundo tem escritórios desde 1950,  com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas,  destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, informática  e eletrônica. O vale é o centro do empreendedorismo mundial, e abrange várias cidades ao sul de São Francisco (60 Km) no estado da Califórnia, como Mountain View, Palo Alto e Santa Clara.


Agora, se você tem uns dias a mais e vai estender sua viagem até o Sul da Califórnia, você tem que alugar um carro e percorrer uma das Costas mais lindas, a lendária costeira Highway 1! A costa que liga San Francisco a Los Angeles está na lista de viagens de sonho de muuuuita gente!  São 700 km de carro e o gostoso é ir parando no caminho, dormir uma noite em uma das cidadezinhas que você encontrará no meio, para então poder aproveitar cada minuto e cada paisagem!


MONTEREY – 200 km de São Francisco. Cidade interessante, tem os pinguins que são umas graças.  Dá para se divertir com os pinguins, com o ballet das algas marinhas, leões marinhos, até ao tocar nos peixes, algas, com auxílio de voluntários! Tem o famoso aquário de Monterey que vale a pena conhecer.

De monterey, siga para Carmel que são cerca de 15 km.

CARMEL – É uma pequena cidade e completamente diferente;  nada é fora do lugar! Com pinheiros, montanhas, lareiras e, além disso, tem o mar e praias lindas!  É uma cidade fria, mesmo no verão. Carmel é linda, e em minha opinião umas das cidades mais gostosas que conheci, super charmosa com hotéis charmosos, ótimos restaurantes, lojinhas, galerias de arte, ótima para passear.

A praia principal é muito linda, com árvores patinadas, uma cidade bem romântica ! Mar gelado, com vento, só para curtir... À noite as luzes da cidade não acendem, fica tudo escuro, não dá para ir jantar à pé! Vale a pena ir jantar no restaurante do hotel de Clint Eastwood, que já foi prefeito de lá. Restaurante delicioso, lugar lindo, com vista para campo de golfe e o mar!

Entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. ( neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata. Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa bem bacana para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h).

Seguindo para Santa Barbara, terão as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).


SANTA BARBARA - Conhecida como a Riviera Americana, Santa Bárbara é o máximo! Com lindas praias, parece um filme dos anos 50! Pequena e sofisticada, tem uma rua onde tem tudo; State Street, perpendicular à praia, cheia de restaurantes gostosos, boutiques charmosas e todas as lojas que a gente adora! Visitar o pier, no final da tarde é lindo; tudo fica meio dourado, tem milhares de palmeiras, e andar no calçadão, ou até mesmo de bicicleta, é perfeito! Santa Bárbara também tem uma das Missões mais importantes da Califórnia, com mosteiro que se pode visitar, e uma linda igreja!


Ah, já estava esquecendo de falar, uma das coisas mais importantes:

A maioria dos restaurantes fecha cedo: às 21h em dias úteis e, aos fins de semana, às 23h. A maioria dos restaurantes fecha cedo: às 21h em dias úteis e, aos fins de semana, às 23h. Depois de comer, sempre há pubs, bares e night clubs, que esticam um pouco mais a noite – pelo menos até umas 3h da manhã


E algumas coisas que você precisa saber para programar sua viagem para San Francisco:

O clima é ameno. Levar sempre um casaquinho é indispensável porque pode esfriar a qualquer momento;

A cidade é cercada de colinas e, por isso, cheia de ladeiras;

Ser hetero-homo-mono-multi tanto faz. A comunidade gay é unida e bem animada!

O espírito ‘natureba’ reina: há muitos vegetarianos, restaurantes de comidas orgânicas e quase todo mundo pratica exercícios físicos; 


É, San Francisco e seus arredores têm muito a revelar, e tenho certeza que quem for conhecer a cidade voltará apaixonado, como eu!